Abusos sexuais. Grupo Vita sinalizou 15 casos à Polícia Judiciária e Procuradoria-Geral da República

por Antena 1

Foto: João Marques - RTP

O Grupo Vita, que acompanha os casos de abusos sexuais na Igreja, já enviou 15 processos para a Procuradoria Geral da República e Polícia Judiciária. Em declarações ao programa 7 Margens, da Antena 1, a psicóloga Rute Agulhas, coordenadora do Grupo VITA, adiantou ainda que foram sinalizadas um total de 42 situações.

Nem todas os casos que seguem para as autoridades porque, em muitas das situações, o suspeito já morreu, explica a responsável. Houve também casos em que a vítima não conseguiu identificar o suspeito.

O grupo VITA, estrutura criada pelos bispos portugueses para prevenir situações de abuso sexual na Igreja e para acompanhar as vítimas dos abusos, revela que foi identificado mais um caso de um abusador e que recebeu mais um relato de uma vítima desde outubro.

Rute Agulhas revela que houve, desde outubro, um pedido de ajuda por parte de um agressor e o relato de uma situação de abuso por parte de uma freira.

Estes dados foram adiantados por Rute Agulhas ao programa 7 Margens, da Antena 1, e constam no primeiro relatório do Grupo Vita que vai ser apresentado no próximo dia 12 de dezembro.


pub